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O equilíbrio na coexistência entre as IAs e a gestão humanizada

dez 11, 2023 | 0 Comentários

O quanto a inteligência artificial preocupa os profissionais? Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), três em cada cinco trabalhadores temem perder o emprego para uma máquina nos próximos dez anos. O levantamento é só um entre tantos que levantam o mesmo alerta por parte dos profissionais, mas será que tal apreensão é mesmo justificável?

Segundo Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, para que a tecnologia não assuste, as empresas precisam investir na humanização. O pacote humanizado envolve capacitar, informar e fazer dos recursos tecnológicos um recurso para que os colaboradores evoluam em seu trabalho e carreira, e não um competidor que propicie alguma tensão. Nesse sentido, líderes e RHs têm um papel determinante na construção da cultura humanizada.

“A tecnologia faz parte do nosso dia a dia, seja na vida pessoal ou profissional. A evolução da sociedade como um todo demanda mais agilidade e estratégia, por isso lidamos com recursos tecnológicos diariamente. Mas falando de recursos humanos, é muito importante não deixar de lado justamente o lado humano, esse é o setor que lida diretamente com as pessoas da empresa, seja os candidatos ou os colaboradores, e por consequência lidamos também com sonhos que são movidos pelo emprego”, pontua.

A executiva elucida que, em meio ao RH 5.0, conceito que aborda a digitalização dos processos do setor, é essencial que os profissionais de Recursos Humanos coloquem as pessoas no centro das ações e também da gestão. Ela recorda que, segundo a Gartner, 82% dos funcionários dizem que é importante para eles que a organização os veja como uma pessoa, não apenas um funcionário.

“Por isso a coexistência desses cenários é tão necessária. Temos a tecnologia, as ferramentas, a Inteligência Artificial e outros recursos que permitem que o RH seja estratégico e tenha tempo hábil para cuidar das pessoas, desenvolver os talentos, entender o que garante a satisfação dos colaboradores e olhar para a cultura organizacional de forma atenta. Não tem como deixar um ou outro de lado. Além disso, toda tecnologia precisa ser gerenciada por um humano.

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